Alive Stencil

domingo, 23 de janeiro de 2011

V for Vendetta

Se os regimes totalitaristas autoritários estivessem no poder, como seria a vida das pessoas? Ter de novo polícias políticas, haver o controlo total dos media, ausência de liberdade de expressão, opinião e pensamento, já se imaginaram a viver assim? Um pré-25 de Abril mas muito pior.
É isto que James McTeigue tenta transmitir com o filme V for Vendetta, adaptando ao cinema a série de livros homónima escrita por Alan Moore e David Lloyd.

O filme passa-se num passado alternativo em que uma jovem, Evey (Natalie Portman), é salva dos abusos da polícia política por um defensor da liberdade, V (Hugo Weaving).
V é um homem super carismático, com os seus ideais muito bem definidos. Anarquista? Talvez, mas quando o nosso país se encontra sob um governo de tiranos e opressores é necessária alguma anarquia para se voltar a estabelecer um equilíbrio. V usa com orgulho a máscara de Guy Fawkes, um soldado britânico que era o responsável pelos barris de pólvora que seriam utilizados para destruir o parlamento Inglês, assassinando assim o rei protestante Jaime I e todos os membros do parlamento, a chamada "Revolução da Pólvora", algo que V tenciona fazer.
Evey acaba por se tornar aliada de V, tendo este mostrando-lhe que a vida só é realmente vivida quando deixamos de ter medo. Podemos não gostar dos métodos que ele usa, são pouco ortodoxos é verdade, mas temos de admirar os resultados que consegue.
Um filme muito bom, que nos deixa a pensar. Muitos parabéns ao Hugo Weaving pela actuação, pois apesar de não vermos a cara dele nem por um momento do filme, pois está sempre com a máscara, consegue transmitir toda a emoção e carisma daquele brilhante personagem. E igualmente à Natalie Portman por todas as emoções fortes que transmite com a sua actuação, a dor, o sofrimento, a libertação mental, muito bom mesmo!

Se ficaram interessados sigam o V no Twitter (é mais ou menos como o @Lord_Voldemort7 mas em relação ao V) em: http://twitter.com/#!/Manfromroom_5

Deixo-vos então com o trailer deste óptimo filme:




People Should Not Be Afraid Of Their Governments,
Governments Should Be Afraid Of Their People

Sem comentários:

Enviar um comentário