Alive Stencil

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nerve aka Sacana Nervoso

Boas!
É pouco provável que já tenham ouvido falar deste ser estranho que é o Nerve.
Nerve é um MC de Abrantes, rima desde 2002, lançou o seu EP "Promoção Barata" em 2006 e o seu primeiro álbum "Eu Não das Palavras Troco a Ordem (ENPTO)" em 2007, com apenas 18 anos, e na minha opinião, um dos melhores álbuns a nível nacional.

Fotografia por: Cátia Barbosa
Nerve não é um MC comum, ele não faz música de intervenção, nem de punchline, ele é quase como que um MC esquizofrénico que reflecte a sua vida nas músicas de uma forma deformada, distorcida, estranha e irónica. Como se pode ler no seu MySpace ele enquanto artista, e principalmente neste albúm, "É contraditório, caótico, é o desespero de um psicopata que se quer reencontrar consigo próprio e redescobrir a sua faceta humana há muito perdida" (Extraído do texto de: Joana Nicolau).
Nerve, neste momento com cerca de 22 anos, estuda Design de Comunicação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Enquanto isso vai preparando o seu novo álbum que se irá possivelmente chamar "Trabalho & Conhaque".

Mas o que eu vos venho dizer é que assim que ouvi o ENPTO do Nerve, senti que o meu subconsciente tinha lançado um álbum, todo aquele caos com que ele patenteia as suas músicas estava e está presente na minha mente. Identifico-me sempre de uma forma ou de outra com todas as músicas do álbum. As minhas favoritas são sem dúvida "ENPTO" (é o nome da primeira faixa), "Conselhos Por Segundos", "Pedragelo", "Lápis de Cera" e "Restos".
Como tal vou-vos deixar aqui a faixa "ENPTO":


"Não me desvio das balas, converso, elucido-as e convenço-as a virarem-se contra o autor dos disparos"
"Tenho uma certa tendência p'ro auto-degradamento. Voltas para casa? Não toco numa bebida há... algum tempo..."
"Eu Não das Palavras Troco a Ordem, o sentido paradoxal patente neste título reflecte o carácter controverso dos ensaios sobre o processo de ingressão no mirabolante universo da esquizofrenia paranóica contidos no presente registo. Ora, dizer 'Eu não das palavras troco a ordem!' é equivalente a dizer 'Eu não estou paranóico, mas todo o mundo tenta provar o contrário'. Ambas as afirmações estão isentas de nexo e auto-contradizem-se, demonstrando, desta forma, a incoerência ou o estado debilitado da sanidade do indivíduo que as profere. Eu não das palavras troco a ordem. Eu não estou louco. Eu não estou louco"
"Podia agarrar uma lâmina, arregaçar as mangas, acabar com esta palhaçada de umas vez por todas. Mas gosto de tornar as coisas interessantes, então optei por travar uma luta de polegares com o Eduardo Mãos-de-Tesoura"
"Cheguei a uma altura em que nem sei como ainda ando direito na rua"




Nerve é também o ilustrador e designer gráfico do seu próprio álbum. E o criador da empresa de Design, Crayon Flavour.
Concluindo e respondendo a algumas perguntas que já me foram feitas, Nerve é um dos meus MC's favoritos.

1 comentário:

  1. só por estar em design de comunicação e em belas artes de lisboa, já gosto dele ;D

    ResponderEliminar