Alive Stencil

domingo, 21 de novembro de 2010

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera




• Resumo: 
Um jovem vive em um templo flutuante no meio de um lago junto com um monge que o educou de forma rigorosa, quando ele maltrata pequenos animais, o mestre castiga-o de forma paralela. Cada estação que passa traz uma fase da vida do pupilo. Agora adulto, experimenta o despertar sexual com uma jovem que veio ao templo para ser curada pelo mestre. Porém, isso faz com que o rapaz conheça o ciúme, a obsessão, o preço do perdão, e vá se esquecendo dos valiosos ensinamentos de seu mestre.


Tomei conhecimento deste filme devido à disciplina de Português (o meu professor quis mostrá-lo à turma), confesso que sou muito relutante em relação a produções cinematográficas orientais, talvez pelo "bombardeamento" de grandes produções maioritariamente alusivas a artes marciais mas com pouco conteúdo. No entanto este filme surpreendeu-me pela positiva.
Se esperam encontrar grandes lutas de artes marciais, desenganem-se desde já. Este é um filme altamente mental e filosófico (a meu ver). Pelo menos a mim pôs-me a pensar, tanto durante como após o filme, na forma como uma pessoa encara as opções que toma, as reacções que tem, aqueles que nos rodeiam, a nossa vida.
Do ponto de vista técnico dou 5 estrelas à imagem, está mesmo muito boa a meu ver. Talvez neste filme o seu ponto mais fraco (ou mais inexistente, por assim dizer) é o guião (deve ter umas 3 páginas), mas penso que de uma forma propositada, pois muitas vezes o espectador foca-se no diálogo esquecendo a mensagem que o resto da produção tenta passar. 
Gosto de todas as metáforas que envolvem o filme, as estações do ano, as acções aprendiz/mestre, os animais de estimação, as portas, o barco, entre muitas outras coisas. Penso que a parte do filme que mais gostei é quando o mestre percebe que o seu trabalho ali já está feito e deixa tudo preparado para o seu aprendiz se transformar mestre e prepara todo aquele ritual do "fechado" e coloca-se por cima de umas ripas de madeira, dentro do barco, na posição de lótus, enquanto este se afunda e incendeia simultaneamente.
Decerto um filme a rever. Deixo-vos então com o trailer do filme:



Sem comentários:

Enviar um comentário