Alive Stencil

sábado, 30 de outubro de 2010

People are Awesome (Epic wins)

Quantos de vocês já se sentiram em baixo, deprimidos, tristes ou com a sensação que tudo vos corre mal? Todos nalgum momento da nossa vida já nos sentimos assim (sim, deixem de se armar em super-heróis e admitam).
Para quem já esteve, está ou estará nesses momentos, deixo-vos uma palavra de incentivo. Temos de continuar sempre a lutar! Se têm haters/inimigos, ouçam-nos, porque eles vão apontar-vos todos os vossos defeitos, mesmo que façam algo próximo do perfeito eles vão criticar, melhorem esses defeitos e continuem a esforçar-se e a trabalhar por fazer mais e melhor! Porque todos nós, se continuarmos a lutar e a trabalhar por aquilo que queremos, um dia vamos conseguir e vamos ter o nosso momento de glória! Sejam 5 segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, não interessa! Vai ser o nosso momento! Vai ser o momento em que todos os haters, críticos, inimigos, más-línguas vos vão odiar ainda mais, e a resposta que eles vão ter é um grande e sincero FUCK YOU! Tudo o resto não interessa, aquele momento é o momento!
E são alguns desses momentos de várias pessoas que venho partilhar convosco neste vídeo que encontrei:


Vocês saberão quando o vosso momento chegar, nessa altura
aproveitem-no ao máximo!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Royalistick

Muitos de vocês não devem fazer ideia de quem estou a falar (se fazem, Óptimo!).
O Royalistick é (era) um rapper português, a meu ver, com grande potencial (apesar de muitas pessoas do panorama nacional não o acharem), e com músicas muito fora do comum (pelo menos em Portugal).
Ele é (era) visto como uma espécie de "vendido" no panorama do Rap Nacional, mais ou menos, como o Pariz é visto no Graffiti (mas isso fica para outro post), muito devido ao videoclip/música que lhe deu algum destaque. O "Como Uma Estrela" foi essa música, teve uma aceitação muito boa por parte do público (essencialmente pessoas não-ouvintes de rap), o que, como devem calcular, despertou muitas invejas e fez muita confusão ao pessoal do Rap. Verdade seja dita que grande parte das pessoas só percebeu a música ao ver o videoclip (e muita gente nem assim), pensavam que era uma música com uma mensagem romântica quando na verdade tem uma mensagem de incentivo para mostrarmos o nosso "brilho" sem medo, porque todos nós somos de facto "estrelas" capazes de "brilhar" tanto ou mais que as "estrelas" que admiramos.
Deixo-vos então aqui o vídeo da música "Como Uma Estrela":


Os mais atentos devem ter reparado que referi-me várias vezes ao Royalistick enquanto rapper no passado, pois (para grande pena minha) ele decidiu finalizar a carreira dele enquanto rapper. Tem posto algumas (poucas) faixas soltas nos últimos tempos, inclusivé uma cena para a Coca-Cola (sim haters, eu sei que estão aí, podem deixar as vossas frustações nos comentários no final deste post).
Vou então deixar-vos aqui uma das primeiras músicas que ouvi dele e que, de facto, provam o que disse em cima acerca das músicas fora do comum, esta chama-se "Hip-Hop (Não Sou Eu Nem És Tu)":
(Repararam nos álbuns todos que ele referiu na letra? Desafio-vos a contá-los eheh)

O Royal tem muitos sons que gosto muito, uns deles talvez venha a pôr aqui no blog, outros apenas serão partilhados com algumas pessoas ;)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nach - Efectos Vocales

Nach é um rapper espanhol, também conhecido com Nach Scratch, que de facto me chama a atenção.
Confesso que nunca estive muito a par do rap espanhol, mas no dia em que vi o vídeo "Efectos Vocales" procurei ouvir mais deste mesmo rapper. (A música não é nova mas achei que merecia uma referência aqui no blog)
"O que tem este vídeo de tão especial?" podem vocês (talvez) estar a pensar. O vídeo nada tem de especial mas a letra do Nach já é outra história... Simplesmente fenomenal a meu ver! Penso que antes dele nunca tinha existido ninguém a fazer algo parecido no panorama do Rap Mundial. Fazer uma música dividida em 3 versos e em cada verso apenas utilizar uma vogal, é simplesmente espectacular!
Se não acreditam (ou acreditam e estão curiosos) deixo-vos aqui o videoclip:

(Até a nacionalidade dele, isto é karma Carlos eheh)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fenómeno "Puma, Nike, Adidas"

Boas!
Quem se vai mantendo informado do panorama do Rap Nacional já se deve ter deparado com esta "música nova" do pessoal do Sistema Intravenoso:

Para aqueles que não sabem, esta brincadeira (pois não passa disso mesmo) começou com esta música (esta sim verdadeira) do senhor Lloyd Banks chamada "Beamer, Benz or Bentley":

Devido a esta música vários "remix", incluindo (pelo menos) dois portugueses, o que já vos mostrei acima e a versão do Haka - "Kentucky, Águia, Camel":


Está a criar um "buzz" engraçado, mais em relação ao instrumental (pois é daqueles que tem todo aquele aspecto de vir a ser aceite pelas "massas").
Do pessoal dentro e fora do Rap peço-vos para não criticarem e principalmente não generalizarem, porque todas estas versões são brincadeiras e não devem ser vistas como reflexo dos mc's que fizeram estas versões (a meu ver só demonstra bom humor da parte deles).
Um pormenor interessante é que as versões americanas são acerca de carros e as nossas são de ténis e tabaco, reparem na diferença... eheh!
Deixo-vos então para finalizar uma versão americana do Joell Ortiz - "Nissan, Honda, Chevy":

domingo, 24 de outubro de 2010

2010 B'Day

"Estás um aninho mais velho." Mais a acrescentar aos 16 que levo de bagagem. Podia perder muito tempo a descrever o dia de hoje mas apenas vou dizer algumas coisas.
Tive um óptimo almoço, com 0% de álcool (só gente responsável xD ), uma estadia muito boa no jardim dos "patinhos" e uns óptimos momentos a levar o pessoal a casa, tudo isto muito bem acompanhado e "regado" de enormes gargalhadas. A amizade de todos os meus amigos (incluindo quem infelizmente não pôde comparecer) é o melhor presente que todos vocês me podem dar.
Objectivos pessoais para este 17º ano de vida, penso que nada de especial. Entrar na faculdade que quero, manter, melhorar e ganhar amizades, continuar a fazer o que gosto rodeado daqueles que gosto, e mais uma ou duas coisas mas que por enquanto quero manter só para mim.
A mim e a todos os que da minha vida fazem parte, deixo esta música do Evidence:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Poema Em Linha Recta

Uma música do álbum "O Algodão Não Engana" do Pacman dos Da Weasel, mas com o seu alter-ego Pacotes.
Uma interpretação muito bom de um poema igualmente bom.


ARRE
Estou Farto de Semi-Deuses
Onde É que Há Gente no Mundo!?

Poema de Fernando Pessoa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RIP Eyedea

Infelizmente, mais um rapper morre este ano.
Este ano tem sido um ano (infelizmente) com muitas mortes de artistas do panorama Hip-Hop mundial (incluindo, pelo menos, dois nomes nacionais).
Este domingo foi o rapper Mike "Eyedea" Larsen, de 28 anos, encontrado, já falecido, pela própria mãe.
Deixo-vos então aqui dois vídeos dele:





"I can only build if I tear the walls down
Even if it breaks me I won't let it make me frown
I'm falling but no matter how hard I hit the ground
I'll Still Smile"

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Filme: Marginais

"Incesto, lutas de rua ilegais, Jiu-jitsu, redenção, amor, paixão e vingança, são alguns dos temas abordados em Marginais. Maria é filha de Constantino, vive uma relação conflituosa com o seu pai, que vê nela uma substituta para a sua falecida mulher. Maria tem um temperamento bastante forte, educa a sua filha Ana debaixo do fogo cruzado, com o seu pai. Ana é uma menina de 11 anos, que passa a maior parte do seu tempo no seu quarto, ensaiando uma música para o sarau da escola. Um certo dia, encontra o seu vizinho mais recente, Marco. Em Marco encontra o apoio que nunca teve em casa. Marco é um músico amargurado com a vida. Carlos e Lucas são dois irmãos afastados pelo destino. Lucas é socialmente activo, trabalha em um clube de vídeo, namora com a Maria, com quem sonha casar e seguir uma vida. Carlos instavel e perigoso, vive em rota de colisão com o sua vida, têm um ginásio clandestino onde dá aulas de Jiu jitsu de dia, e à noite participa em lutas de rua ilegais para ganhar mais algum dinheiro. Em um passado recente, Lucas causou involuntariamente a morte da mãe num acidente de carro. Carlos nunca o perdoou e desde então afastou-se de Lucas com a ideia de uma vingança."

Decerto será um filme que tenciono ver, da autoria de Hugo Diogo. Totalmente português! Vá lá pessoal, dêem algum apoio a quem quer inovar no cinema português, com orçamentos muito reduzidos.
Deixo-vos aqui um vídeo da reportagem da ante-estreia do filme, mandando desde já um grande "props" (na ausência de palavra melhor) ao actor José Fidalgo pelas suas palavras:



Deixo-vos então por fim, o trailer do filme:



"Existe Matéria para fazer Cinema em Portugal"
- José Fidalgo

P.S.: Sim, tem rap, mas não, não é isso que me leva a querer ver o filme.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Banksy nos Simpsons!

O vídeo mais badalado do momento em todos os sites de partilha de vídeos (Youtube, Vimeo, etc.).
Banksy, o grande artista de street art das terras de sua majestade, voltou a dar que falar, desta vez por participar na intro de um recente episódio dos Simpsons, onde são bem visíveis duas "vandalizações" de Banksy no outdoor do Krusty e na parede da escola (já para não falar das várias referências a ratos e ratazanas que são um animal de eleição de Banksy).
Este vídeo tem sido posto em muitos sites e tem sido rapidamente apagado pelos técnicos dos respectivos sites, caso não consigam ver o vídeo deixem nos comentários que eu trocarei o vídeo por uma versão que esteja disponível.
Apreciem então, esta tão badalada intro dos Simpsons:


domingo, 10 de outubro de 2010

Seixal Graffiti 2010 [Fast Review]

Boas,
hoje fui ao Seixal Graffiti 2010, fiquei bastante feliz com a experiência (visto que foi a primeira vez que fui).
Saí de casa às 10h20 acompanhado do meu pai e do meu irmão, lá fomos nós estrada fora. Chegámos rápido ao Seixal e encontrámos com bastante facilidade a Fábrica da Mundet (onde se realizou o evento).
O evento tinha uma parede principal, onde as pessoas que previamente se inscreveram, estavam a pintar, e uma parede para quem quisesse lá passar e deixar a sua marca. No total, penso que eram cerca de 300 metros de muro, cobertos de graffitis.

 Passei a manhã a observar os graffitis da parede principal da zona de fora e estive próximo de alguns manos que estavam a pintar na parede livre. Muito boa onda, deixaram-me gravá-los a pintar, apanhei grandes momentos.
Depois do devido pitéu à hora de almoço, lá voltámos nós à Mundet. Desta vez estive a gravar o pessoal da parede principal de perto, grandes nomes do panorama nacional, como o Ville, Hium, Menau, Nark, o pessoal da Policromia, Sen, entre outros.

Quero deixar um grande props ao mano Rial dos MPG, fui bastante bem recebido quando os estive a filmar, e foi das poucas pessoas que meteu conversa comigo, e foi, de facto, 5 estrelas! E também quero deixar uns props ao mano Eky, ao mano Sen, ao mano Ville, e à fotógrafa que lá esteve.
O evento correu lindamente, com alguns choviscos, mas que não fizeram ninguém arredar pé!
Foi pena o incidente que ocorreu entre o Orc e o Pariz. De facto, eu não observei o que aconteceu de perto, apenas vi o andaime onde o mano Pariz estava, a cair ao chão, deixando a fotógrafa por baixo do mesmo, e vi o Orc a ser puxado para fora daquela zona, enquanto proferia alguns insultos em voz alta.
Fora este pequeno incidente, que foi rapidamente resolvido, o evento correu óptimamente!

Saí do local por volta das 18 horas, cansado, mas com uma sensação muito positiva em relação a toda a experiência.
Em breve, deixarei aqui os vídeos, que gravei neste evento, devidamente editados, pois tenho cerca de 1 hora e 30 minutos de filmagens em bruto.
Parabéns à Câmara do Seixal, e a toda a organização do evento! Para o ano lá estarei outra vez!

sábado, 9 de outubro de 2010

Dedicated to Dedicated

Hoje, apesar do tempo "rançoso", fui a Lisboa, fui tratar de uma compra mas isso fica para quando o produto chegar ;) Depois de tratar de tudo o que tinha a tratar e ir almoçar com o meu "cota" (eheh) fui dar uma volta por uma zona que adoro, Baixa/Chiado.
Dei "um pulo" aos Armazéns do Chiado (SportZone e Fnac) e fui à Footlocker da Rua do Carmo, por fim decidi armar-me em "carapau de corrida" e ir à Dedicated Store que fica na Rua da Glória (ao lado da Avenida da Liberdade). Como é óbvio, fiquei bem molhado, graças à minha amiga chuva.
Quando finalmente cheguei fui muito bem recebido pelo Ivan (como sempre), e tratei de ir logo buscar o DVD que queria, AlterEgo (documentário de graffiti). Fiquei a dar uma olhada pelo resto da loja, à espera que a chuva acalmasse, quando ouvi um mano dos USA (não consegui mesmo decorar o nome) a mandar um freestyle por cima dos beats tugas que estavam a tocar na loja. Quando o instrumental acabou, o outro mano que também lá estava, o Eky dos CPK, apresentou-se logo e começou a conversar comigo (um mano 5 estrelas).


Fiquei ali mais uma hora e meia ou duas horas, a ouvir os freestyles, ver um vídeo dos Gatos do Beko no pc da loja, ouvir uns sons do Sagaz, e conversar (inclusivé com mais algum pessoal que foi aparecendo). Foram umas horas muito bem passadas mesmo, num ambiente tranquilo e de descontracção.
Acabei por trazer o AlterEgo, um boneco da FatCap, e o mano Ivan ainda me ofereceu o último DVD do GRAGS (um documentário também de graffiti) gravado com pessoal aqui de Portugal.
Decerto mais tardes passarei aí, sempre com boa companhia e descontracção. Aconselho a todo o pessoal do graffiti, da cultura urbana no geral, e a todas as pessoas interessadas nesta cultura ou curiosos, a irem à Dedicated, serão (de certeza!) bem recebidos e talvez fiquem a gostar como eu e passem a ir lá frequentemente.
Um grande abraço ao Ivan, ao Eky e ao outro mano dos USA (desculpa a grande falha mano).

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Stencilarte

Hoje, deixo-vos aqui um documentário totalmente português acerca de graffiti e mais aprofundado no stencil e na street art (vertentes dentro do graff).
O documentário chama-se "Stencilarte" (como o título do post indica) e reúne muita gente dentro do panorama do graffiti nacional, nomes como Ace one (que também é MC), Caos (aka Naif aka ± ), Ego, Roket, entre outros, incluindo uma pessoa que eu acho (ao contrário de muita gente na comunidade do graff) que merece um grande respeito e admiração por tudo o que conseguiu sendo tão jovem, o Pariz. Não o acho um vendido e penso que merece todo o meu respeito, e porque também estou de acordo com grande parte dos seus pontos de vista.
Um grande parabéns e obrigado ao Sr. Pedro Guerreiro por este documentário.
Deixo-vos então aqui o "Stencilarte" dividido por 3 partes:



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Rap acerca Graffiti

Tanto o Graffiti como o Rap fazem parte da cultura Hip-Hop, mas infelizmente, apenas existem algumas músicas que se refiram ao Graff (ou até mesmo ao Breakdance).
Por este motivo, fico bastante feliz por encontrar uma faixa que fale do Graff e tenha um videoclip! Obrigado ao Meyhem Lauren por ter explorado esta vertente neste seu videoclip.



Deixo-vos também aqui uma faixa de um mc português, Stregul, e a sua faixa dedicada ao graff, "Comboios de Lata". Uma faixa bem explorada e que representa a sensação de muitos writers quando vão pintar.


(o vídeo é mesmo todo preto)

domingo, 3 de outubro de 2010

30 anos de História do Rap com Jimmy Fallon

Jimmy Fallon sempre a surpreender, e desta vez, protagonizando um excelente medley com Justin Timberlake (devo admitir que subiu na minha consideração), e com instrumentais tocados extremamente bem pelos "The Roots", como sempre!
30 anos de Rap passam pela voz de Jimmy Fallon e Justin Timberlake, começando por Sugarhill Gang, e passando por Run DMC, Digital Underground, Tupac, Eminem, Jay-Z, entre tantos outros.
Deixo-vos aqui o vídeo deste grande momento: