Alive Stencil

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Introspecção e Concurso da RD

Boas pessoal!
Como alguns de vocês sabem eu estou desde dia 17 de Dezembro de férias, as férias de Natal, e regresso às aulas dia 3 de Janeiro de 2011. Como sabem esta é um época onde as pessoas andam para aí a espalhar o seu espírito natalício e todas aquelas coisas fofinhas que envolvem esta época. Eu aproveitei este tempo para fazer uma introspecção da minha vida este ano, principalmente neste último trimestre.

(Se não estás minimamente interessado na minha introspecção passa para o texto por baixo da imagem)

Nestas duas semanas pensei seriamente nas voltas que a minha vida deu, nas minhas escolhas e nos meus actos. Passaram por mim diversos sentimentos dos mais alegres aos mais tristes, tão depressa estava a esboçar um sorriso devido a uma memória, como estava de lágrima no canto do olho devido a outra (sim, os homens também choram e não venham armados em machões a dizer que nunca choraram porque é mentira).
Após este período de introspecção, que muitas insónias me deu, acho que finalmente organizei a minha mente. Não me vou alongar muito mais acerca disto apenas quero dizer que no próximo ano vou ser real comigo mesmo e cagar para aqueles que me andaram a "encher" os ouvidos, pensem o que quiserem! Eu sei as pessoas que quero perto de mim e sei a quem devo um pedido de desculpas. E a todos aqueles que me irão apontar o dedo, lembrem-se que enquanto apontam um dedo para mim têm três a apontar para vocês...


Mudando para um assunto mais suave, o Concurso da Rima do Dia.
Eu sei que apesar das férias tenho andado meio ausente do blog, devido não só à introspecção mas também à época natalícia que me leva a passar muitos serões em casa de outros membros da família. Por isso decidi alargar a data do final do Concurso.

Assim sendo a data de encerramento do Concurso passará para dia 31 de Janeiro de 2011, à meia-noite (ou seja, quando passar de dia 31/01 para dia 01/02).

E como estou numa de ser simpático para vocês decidi que o vencedor terá direito a um Prémio Surpresa! Apenas digo que será uma coisa relacionada com a Rima do Dia e talvez outra coisa ;)

Desejo-vos então Boas saídas, Óptimas entradas, e que tenham um Excelente 2011!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Bem gente simpática, chegou o Natal este ano.


Acreditem ou não, sempre tive uma relação engraçada com o Natal... 
Em miúdo sempre odiei uma coisa que maior parte das crianças adoram, papéis de embrulho! Irritava-me ter de rasgar papéis para chegar à prenda e um saco sempre se pode utilizar depois enquanto que os embrulhos vão directamente para o lixo. Eu também não acreditava que era assim, mas a minha mãe tem provas disso, eu a fazer uma confusão porque me recusava a abrir os papéis de embrulho.
Agora mais crescido, preocupa-me a falsidade que envolve o Natal. Uma família é capaz de passar um ano inteiro de costas voltadas, mas chega o Natal e são só sorrisos, principalmente para aqueles que odeiam. Eu não passo a gostar das pessoas só por ser Natal, mas pelos vistos eu sou uma minoria...
Bem mudando para um assunto mais feliz, a todos os meus seguidores e a todos os que lêem o blog,
Desejo-vos um grande Feliz Natal!
Além das prendinhas, espero que tenham um óptimo Natal perto dos que amam, recheado de amor, carinho, felicidade e saúde.
(E aproveitem para comer todas as iguarias que esta quadra tem para nos oferecer eheh)

Para finalizar e para pensarem um bocadinho naqueles que não podem passar esta quadra da melhor forma, deixo-vos a minha "Carta ao Pai Natal":

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jantar de Reencontro da Primária

Boas!
Hoje não vos venho falar nem de Rimas do dia, nem de street art, rap, etc.
Hoje venho partilhar convosco um jantar que tive ontem com pessoal que andou comigo na primária.
Devo confessar que ia à espera de me surpreender, afinal de contas havia pessoas que eu não via desde o 4º ano, e de facto fiquei bastante surpreso mas só pela positiva!
Estava à espera de encontrar pessoas com uma atitude de superioridade mas não, estão todos muito porreiros e simpáticos, 5 estrelas!
Depois daquele bocado ao frio com algum pessoal à espera dos outros e daquela confusão inicial das mesas, lá fomos jantar e definitivamente valeu a pena!
Foi um jantar muito bom, acompanhado de boa comida do restaurante "O Barão", com óptima companhia!
Tenho pena por não poderem ter lá estado todas as pessoas mas decerto mais ocasiões virão ;)
Um grande obrigado ao Pedro pela iniciativa e que venham mais jantares destes para revermos o pessoal de outros tempos!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Rima do Dia precisa de ti

A Rima do Dia está activa há cerca de 24 horas e chegou a altura de vos pedir ajuda.
Desde que está activa deparei-me com alguns problemas, olhem para a imagem aqui em baixo e vejam se descobrem o que é:


Já perceberam o que é? Ainda não? Vou ser mais específico:


Pois é, não tenho imagem para a Rima do Dia, assim como para o fundo do perfil. E seguidores também!
E é aqui que entra a vossa ajuda!
Gostavam de criar o símbolo da Rima do Dia?
Eu pelo menos, gostava que fossem vocês a criar esse símbolo.
"Mas se tu estudas artes visuais e até sabes fazer isso porque é que nos pedes a nós? Devias ser tu!"
Eu achei que era mais interessante se também participassem de forma mais activa neste projecto que vocês incentivaram a ser criado.
Se não quiserem fazer o símbolo ou se acharem que o vosso símbolo ficava muito bem com algum fundo, podem enviar um fundo para pôr no perfil da Rima do Dia.
Resumindo, podem enviar as vossas propostas de símbolos e/ou de fundos para a Rima do Dia.

Isto vai funcionar como uma espécie de concurso, e as regras são as seguintes:

- Todas as pessoas podem participar e enviar as suas propostas
- Podem enviar a quantidade de propostas que quiserem
- Podem enviar só as vossas propostas de símbolos, só as vossas propostas de fundos, ou os dois.
- Todas as propostas devem ser enviadas para: rimadodia@gmail.com
- Qualquer problema, dúvida, questão, etc. pode ser escrita ou nos comentários ou num e-mail para o mesmo endereço ou no Twitter.

Como estamos numa época festiva, de alegria, e para uma parte de nós, de férias, decidi que vos daria um prazo razoável.
Sendo assim, todas as propostas enviadas até à meia-noite de dia 31 de Dezembro de 2010 Janeiro de 2011 para dia 1 de Janeiro Fevereiro de 2011, serão aceites.

Espero que gostem e que participem!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rimadodia is ON!

Boas pessoal!

Após mais de uma semana do final da questão, cujo resultado foi unanime, a Rima do Dia está activa!
Todos os que têm uma conta no twitter e tencionam seguir a Rima do Dia no vosso twitter é só clicar Aqui.
A todos os que não têm twitter mas querem seguir a Rima do Dia também, basta virem ao blog e na barra lateral está uma janela do twitter onde todos podem ver os tweets da Rima do Dia.
Quem quiser pode Retweetar à vontade os tweets da Rima do Dia ;)
Para deixarem sugestões de rimas ou do modo de funcionamento da Rima do dia, críticas, dúvidas, etc. podem-no fazer de 3 formas diferentes:

1- Quem tem Twitter pode enviar tweets e direct messages para @Rima_do_Dia;


2- Quem não tem Twitter pode ir ao link que está ali na barra lateral referente à Rima do Dia que o irá levar a este post onde pode deixar tudo escrito nos comentários;


3- Ainda para quem não tem Twitter, pode enviar um e-mail para rimadodia@gmail.com.

Hoje ou amanhã será posto aqui no blog uma "surpresa" para todos os que gostam da Rima do Dia e de artes, e mais não digo ;)

Sintam-se então livres para deixar nos comentários as vossas opinões, críticas, dúvidas, etc.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

E-mail para o Sr. Rui Rio

Venho deixar-vos hoje aqui um e-mail de um grande artista urbano, Miguel Januário aka Caos, que devido ao seu descontentamento com a Câmara Municipal do Porto e os seus executivos decidiu redigir este texto.

Vermelho de Sangue; Verde de Esperança


Que este texto sirva de lição não só para o Sr. Rui Rio mas também para todos os executivos empenhados em "declarar guerra" à Arte Urbana.

Penso que o e-mail diz tudo, portanto sugiro que o leiam na íntegra

---------

"Boa tarde

O meu nome é Miguel Januário e sou artista plástico. Há mais de uma década que desenvolvo trabalho de graffiti, tanto a nível pessoal, como profissional.
Sou natural do Porto e foi nesta cidade que criei a raiz, com todo o prazer, do meu percurso artístico.

É a minha cidade natal e, apesar de neste momento viver em Lisboa, continuo a desenvolver no Porto todo o tipo de trabalho e procuro continuar integrado no seu desenvolvimento cultural e na participação activa do que poderá fazer o Porto, neste período histórico, uma cidade europeia.
Infelizmente é com grande consternação que vejo a degradação cultural sem precedentes de que esta cidade é vítima, degradação essa que parte do vosso executivo.

É com alguma preocupação e estupefacção (mas não com surpresa) que recebo a notícia da formação de um Gabinete para a Arrumação e Estética da Cidade.
O nome até soa bem e parece mostrar algum nível, mas além de não deixar de mostrar conotações fascizantes, é algo que não me convence vindo de quem vem. Nada mesmo.

Pelo que percebi nos últimos anos, uma das preocupações do vosso executivo é precisamente essa - limpar fachadas.
É tudo muito belo e aprumado, mas penso que um dos graves problemas do Porto (e do nosso país) é, precisamente, o que está para além das fachadas.
O outro problema será o da arrumação. Coisa que, à portuguesa, se faz para baixo do tapete. Algo que o seu executivo não conseguiu resolver, por exemplo, com a arrumação (ou arrumadores) dos automóveis.
Depois de tal promessa falsa e na incapacidade continuada de integração social, viram-se 'agora' para a cultura e para a arte.

Não é com fachadas limpas e janelas novas que a pobreza vai terminar numa cidade que tem mais bairros sociais do que qualquer outra.
Não é com uma política de reabilitação pontual (e de fachada) de casas degradadas no centro histórico, reconstruídas para os mais abastados, que vai terminar com o problema da desertificação continuada da baixa da cidade.
Não é a criação de praças abertas e cinzentas repletas de uma política cultural populista que o Porto vai ficar ao nível de uma cidade Europeia.
Não é nada disto e por ai fora, senhor Rui Rio.

Estou seguro que, para manter esta 'estética', seja necessário 'arrumar' alguns inconvenientes. Entre eles estarão também as pinturas partidárias, tão habituais nos partidos de esquerda (e na história do nosso país, ícones da nossa luta contra a ditadura), partidos que lhe devem causar algum tipo de urticária,
pois levantam algumas questões sensíveis que estão para além do sentido estético e da arrumação. Inconvenientes chamadas de atenção para com esta sua política.

Mas voltando ao assunto pelo qual escrevo e que me toca, vindo do seu gabinete não é algo que me surpreenda e, apesar de mencionar no vosso site de internet que o dito gabinete 'não é exclusivamente para a remoção de graffitis', é algo que não me convence e estou seguro que será, pelo menos, para a não permissão dos mesmos.

Caso desconheça (o que não estranho vindo de carácter mesquinho e conservador), esta actividade artística tem criado, não só a existência de mercados complexos na sua órbita, mas também um período incontornável no panorama artístico mundial e na História da Arte. Mas como a insuficiência e
mediocridade cultural têm sido as bandeiras do seu executivo, acredito que este (anti)movimento seja completamente normal à vossa natureza populista.

Lamentavelmente sinto a cidade do Porto a afastar-se do crescimento não só cultural de outras cidades europeias, mas também mundiais.
Devo dizer-lhe, com agrado e desagrado, que o mesmo não acontece em Lisboa, cidade que percebeu a importância de um movimento artístico contemporâneo e procura integra-lo nas actividades da cidade, assim como na sua própria essência da cidade como pólo urbano.
A CML apoia quase todo o tipo de eventos que estejam relacionados com esta arte e sabe reconhecer a importância, não só de um movimento cultural tão forte, como o seu mercado e o valor de alguns nomes com ele relacionado.

É com um pesar profundo que vejo a minha cidade afundar-se e a voltar ao século passado. Vejo a educação dos seus habitantes regredir à imagem de um executivo fútil, antiquado e obcecado. Um executivo que não sabe estar no presente e que vira os olhos para si próprio e não para a frente e para as pessoas. Um executivo que, apesar de eleito por maioria, o foi por uma maioria ignorante que ele próprio procurou criar e manter.
Uma cidadania populista e sem pensamento crítico - um eleitorado arrumado pela fachada. A fachada dos bairros pintados, dos carrosséis, da música e do teatro pimba e das pistas de gelo.

Vivo na ânsia de ver passar os três anos que faltam para esta mancha suja sair da cidade e voltar a ver o Porto ser um pólo europeu de cultura.
Espero que um dia o Porto ultrapasse esta paragem cardíaca. Que recupere deste atraso, desta lobotomia. Que saia deste buraco que vocês criaram.
Que se desprenda de um presidente obsessivo compulsivo, um cancro, uma doença grave.

Até lá vou continuar a pintar na cidade sempre que me seja possível e vou continuar a apoiar e a participar em todas as actividades culturais que partam dos anónimos cidadãos do porto, preocupados e obstinados em tornar a cidade do Porto num verdadeiro porto de pessoas, de culturas, de actividades e de crescimento.
Não num porto abandonado, mal-cheiroso e controlado por piratas com cara de pau.

Reconheço que esta força anónima existe, em parte, porque é preciso contrariar o sistema por vós criados. Aqui só lhe agradeço. Por ter criado, em certos grupos, a insatisfação e a vontade de mudar. Por ter dado o mote para que muito do que existe hoje na cidade seja derivado da vontade individual dos habitantes em contraria-lo, a si e à sua política.

Apesar disso, tenho todo o prazer em mantê-lo informado e convida-lo, desde já, para diversos eventos e inaugurações que irão acontecer na cidade durante o ano de 2011, tudo para que perceba que este movimento irá durar muito mais tempo e ter uma presença na História muito mais marcante do que aquela que alguma vez o senhor ou o seu executivo terá.

Cumprimentos
miguel januário"

---------

E está tudo dito!

You Can't Stop Street Art!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pela Música

Boas pessoal!
Desde há uns tempos que andava com a ideia de fazer este post. Sei que vai haver muita gente a sentir-se ofendida com o que vou aqui pôr, mas infelizmente é a verdade.
Sem mais demoras vou deixar-vos aqui o "Pela Música pt.1" do Valete para perceberem do que estou a falar:


Para todos vocês que estão a ouvir isto e a pensar que isto é acerca dos putos que ouvem músicas que dão em Disney's e afins, desenganem-se. Isto é dirigido a vocês que apenas ouvem os artistas mais falados nas rádios e tv's, ouvem-nos a partir do momento em que são conhecidos, falam deles como se fossem deuses mas depois nem os álbuns que eles lançaram antes vocês conhecem, muitas das vezes conhecem apenas as músicas dos videoclips e auto-intitulam-se como sendo grandes fãs do trabalho deles.
Não pensem que estou a querer elevar o rap aos outros estilos musicais, não estou! Existe muito boa música que não é rap e não passa nas rádios e tv's, existe muito bom Rock, Soul, Jazz, Reagge, Metal, Fado, Blues, Indie, etc. a questão está em saber procurar bons artistas dos estilos que gostamos.
"Oh Jorge, como é que podes estar a falar assim quando só ouves Rap!?"
Rap, nada mais é que o estilo de música que mais gosto, no entanto, sou capaz de ouvir de tudo. Não significa que adore todos os outros estilos musicais, mas reconheço mérito a todos os artistas verdadeiros, de qualidade.
"Tu não és o dono da verdade!"
Têm toda a razão, mas estou farto de ver esta geração a não ter vontade própria e a não se saber assumir como sendo diferente, terem necessidade de serem todos iguais uns aos outros, terem necessidade de seguir modas.

A mensagem que apenas quero passar é: 
Não ouçam música só porque está na moda! 
Não deixem que decidam os vossos gostos por vocês! 
Saibam pensar e escolher a música que querem ouvir!

Não é minha intenção ofender alguém com o que escrevi, apenas espero que isto vos tenha feito pensar no assunto.

Para finalizar vou deixar-vos aqui o "Pela Música pt.2" do Valete com o Sam The Kid e o Ikonoklasta:

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Making the Invisible Visible

Boas!


Hoje venho-vos mostrar um projecto desenvolvido por um colectivo de arte urbana alemã, os Mentalgassi, em conjunto com a Amnistia Internacional. Este projecto chama-se "Making the Invisible Visible", um projecto que visa a divulgação da controversa sentença de morte de Troy Davis.


Antes de mais deixo-vos aqui o link do blog,  The Storytales of a Cool Gang, de uma grande amiga minha que já me tinha falado há algum tempo desta situação do Troy Davis. Thanks Paty!

Troy Davis está no corredor da morte há 19 anos, apesar das sérias dúvidas em relação à sua condenação, devido a isso mesmo existe uma organização de apoio para a libertação de Troy Davis, I Am Troy Davis.
Estes artistas criaram uma peça de arte urbana com uma espectacular particularidade. De frente apenas é possível observarmos barras, porém, se virmos "de outro prisma" conseguimos ver a cara de Troy Davis.


Deixo-vos então um pequeno vídeo da criação da obra:

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dealema - Olhos de Vidro

Boas!
Mais uma vez o Rap Nortenho mostra a sua grande qualidade e versatilidade. Desta vez são os Dealema, essa grande banda de Rap, a mostrar-nos isso no seu novo videoclip "Olhos de Vidro", o primeiro single do novo EP "Arte de Viver", disponível para download no site da Optimus Discos aqui.
Após a visualização do videoclip apenas tenho 2 palavras a dizer: Muito Bom!
Prefiro deixar que o videoclip fale por si. Apreciem e deixem a vossa opinião:




"A caminho de casa, sou mais um mero Sonhador!"


(Está quase a chegar ao fim, mas não se esqueçam de votar aqui do lado direito para ter ou não a Rima do dia no blog)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

#rimadodia

Boas pessoal!
Como alguns de vós que por aqui vagueiam devem saber, eu tenho uma conta no Twitter. O problema é que essa conta ultimamente tem apenas tido uma utilização, a "Rima do dia" (#rimadodia).
A "Rima do dia" é basicamente o que o próprio nome indica, uma rima que é colocada online todos os dias. As rimas em si, são da autoria de vários músicos (posso pôr algumas rimas minhas ou de poetas, mas só muito esporadicamente), preferencialmente portugueses, não querendo isto dizer que não ponha estrangeiras, mas o mais habitual são as portuguesas.
E é isto mesmo que vos venho propôr, a criação de uma conta no Twitter com o nome de Rimadodia, tendo reservado na barra lateral do blog um espaço só para as tais rimas. Claro que isto poderá não ser assim tão linear, podem haver dias em que devido à falta de tempo eu não consiga postar a tal rima, mas vou sempre tentar que não ultrapasse os 2/3 dias sem rimas.
E eis que chegou a hora de vos pedir 2 coisas:

1- Que respondam à pergunta que está na barra lateral:
    Querem a "Rima do dia" aqui no blog?

2- Que deixem todas as vossas opiniões, dúvidas e sugestões nos comentários, de modo a saber como gostariam que a Rimadodia funcionasse. Se não quiserem a Rimadodia aqui no blog, deixem então o motivo porque não gostariam de a ter.

Em príncipio a questão ficará na barra lateral até dia 6 de Dezembro (Segunda-Feira) dando-vos tempo para pensarem e colocarem todas as questões que acharem necessárias nos comentários.

Deixo-vos então com alguns exemplos de rimas anteriores:




terça-feira, 23 de novembro de 2010

Respostas do NGA

Como prometido venho aqui deixar-vos a tal "coisa" entre mim e o NGA. Essa "coisa" foi uma entrevista em vídeo dividida em 11 partes, feita só com perguntas que o pessoal lhe mandou via e-mail. Eu talvez não tenha feito as perguntas mais interessantes mas de certeza que fui o gajo mais chato, fiz-lhe 6 perguntas, em média o pessoal perguntava 2 ou 3.
Como para vos deixar aqui a entrevista toda ia ficar um post extremamente grande, vou deixar-vos apenas os vídeos com as respostas dele às minhas perguntas. Para os restantes vídeos, vou-vos deixar o link e à frente um breve resumo dos assuntos que são abordados.
Antes dos vídeos vou deixar-vos aqui as perguntas que lhe fiz, pela ordem que serão respondidas:
1- Já  sei pelas tuas músicas que foste bom aluno, mas gostava de te perguntar, qual é o teu nível de escolaridade?
2- Como é que surgiu a tua alcunha "Rei da LS", foi alguém que te deu ou foi auto-proclamada?
3- Quando é que irá sair o teu albúm (não o "NGA vs Madkutz"), o albúm a solo do NGA?
4- Como ficou o aquele incidente acerca da prisão da Força Suprema? Já foram ilibados ou o processo ainda está a decorrer?
5- Para quando um concerto teu na Linha de Cascais, Carcavelos ou assim?
6- Qual é a tua opinião acerca das outra vertentes da cultura Hip-Hop (o Graffiti, o Breakdance e o Dj'ing)? Pergunto isto porque tenho pintado muito ao som do NGA.



Apesar de não terem sido perguntas minhas, acho que um vídeo merece destaque é a Parte 9, devido ao assunto acerca das músicas "Pérola" e "Carro do Traficante" (carreguem no nome para ver os respectivos vídeos)


Deixo-vos então os vídeos das minhas perguntas e os restantes links (basta carregarem na parte que querem ver):

Agradecimentos ao pessoal que participou e a quem organizou a entrevista;
 Chegada a Portugal (Emigração);
 Começo na música e postura perante a mesma;
 Participação no filme "Zona J" e "Anjo Caído" e ligação ao cinema.


Parte 2: 
Álbum a solo "Filho da Rua"; 
Colaboração com o Sam The Kid; 
Infância; 
Significado de NGA; 
Começo da minha parte



Respostas às perguntas 1, 2, 3, 4 e 5




Resposta à pergunta 6; 
Posição do NGA dentro da Força Suprema e da Mad Rap Records; 
Lançamento de mixtapes do pessoal da Força Suprema; Albúm a solo (outra vez); 
Projecto com o Madkutz e projecto da Força Suprema com o Conductor




Influência das músicas do NGA nos seus filhos; 
Tatuagens do NGA; 
Se deixaria de cantar por algum motivo (muito dinheiro); 
1º Concerto; 
Se já disparou contra alguém; 
Apoio do pessoal do Brasil.


Como são as participações nas músicas; 
Videoclips; 
Álbum da Força Suprema; 
Projecto da Força Suprema com o Conductor; 
Função do PMP na Força Suprema.


Álbum "De Corpo e Alma 2"; 
Projecto da Força Suprema com o Conductor e outros projectos da Força Suprema; 
Possível ida a Angola em Dezembro; 
L.S2207 e a Força Suprema


 L.S2207 e a Força Suprema; 
Black Devil aka Prodígio; 
Projecto do Ice Dog; 
Agir e NGA.


Reais do Hip-Hop tuga; 
Rappers favoritos dos EUA e de Portugal; 
Falsos e Vendidos; 
Mensagens da música "Pérola" e "Carro do Traficante".


A música "Pérola"; 
Convites para actuar em Luanda; 
Material da Força Suprema em Angola; 
Quantidade de músicas que o NGA lança; 
A diferença da saga "Mais Quente Que Fogo" e da saga "Impakto".


Agradecimento de um fã ao NGA, à Força Suprema e aos Street Niggaz; 
Mensagem final do NGA

domingo, 21 de novembro de 2010

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera




• Resumo: 
Um jovem vive em um templo flutuante no meio de um lago junto com um monge que o educou de forma rigorosa, quando ele maltrata pequenos animais, o mestre castiga-o de forma paralela. Cada estação que passa traz uma fase da vida do pupilo. Agora adulto, experimenta o despertar sexual com uma jovem que veio ao templo para ser curada pelo mestre. Porém, isso faz com que o rapaz conheça o ciúme, a obsessão, o preço do perdão, e vá se esquecendo dos valiosos ensinamentos de seu mestre.


Tomei conhecimento deste filme devido à disciplina de Português (o meu professor quis mostrá-lo à turma), confesso que sou muito relutante em relação a produções cinematográficas orientais, talvez pelo "bombardeamento" de grandes produções maioritariamente alusivas a artes marciais mas com pouco conteúdo. No entanto este filme surpreendeu-me pela positiva.
Se esperam encontrar grandes lutas de artes marciais, desenganem-se desde já. Este é um filme altamente mental e filosófico (a meu ver). Pelo menos a mim pôs-me a pensar, tanto durante como após o filme, na forma como uma pessoa encara as opções que toma, as reacções que tem, aqueles que nos rodeiam, a nossa vida.
Do ponto de vista técnico dou 5 estrelas à imagem, está mesmo muito boa a meu ver. Talvez neste filme o seu ponto mais fraco (ou mais inexistente, por assim dizer) é o guião (deve ter umas 3 páginas), mas penso que de uma forma propositada, pois muitas vezes o espectador foca-se no diálogo esquecendo a mensagem que o resto da produção tenta passar. 
Gosto de todas as metáforas que envolvem o filme, as estações do ano, as acções aprendiz/mestre, os animais de estimação, as portas, o barco, entre muitas outras coisas. Penso que a parte do filme que mais gostei é quando o mestre percebe que o seu trabalho ali já está feito e deixa tudo preparado para o seu aprendiz se transformar mestre e prepara todo aquele ritual do "fechado" e coloca-se por cima de umas ripas de madeira, dentro do barco, na posição de lótus, enquanto este se afunda e incendeia simultaneamente.
Decerto um filme a rever. Deixo-vos então com o trailer do filme:



sábado, 20 de novembro de 2010

NGA

NGA, um rapper por quem eu pessoalmente tenho uma grande estima, vem da Linha de Sintra (Queluz-Belas) e homem que já gerou muita controvérsia no panorama do rap nacional.
O NG, além de rapper, também participou num filme português chamado Zona J (Trailer), onde ele representou o "Pica Pau" um rapaz do grupo de amigos da zona J, no início do trailer é ele que vai a mandar umas rimas e a sua frase cómica "Eu não pareço mas sou sueco man, sabias?".
No panorama do rap nacional gera bastante controvérsia, não só pelos temas que aborda na música, como por dizer o que realmente vive e sente. E verdade seja dita, que ele é o rapper que mais projectos põe nas ruas.
Na minha opinião, um rapper versátil, verdadeiro, honesto, sincero, talentoso, um pouco egocêntrico mas motivador e puro.
Para não vos cansar muito com texto, vou-vos deixar algumas músicas dele:
"Estrela no Bairro, Anjo no Céu..." - O som dedicado ao Snake e ao Raptor (Descansem em Paz);
"Invictus" - o grande freestyle com o Madkutz;
"Carro Do Traficante" - Uma das minhas músicas favoritas dele;
"Minha Princesa" - A música dedicada à filha dele, a Iara;
"Não Sei Me Comportar (Remix)" - O Remix que está Carga!

"Estrela no Bairro, Anjo no Céu..."


"Invictus"



"Carro do Traficante"



"Minha Princesa"



"Não Sei Me Comportar (Remix)"




Em breve será postado aqui uma coisa entre mim e o NGA, fiquem à espera ;)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tributo à homossexualidade

Boas pessoal!
Antes de darem asas à vossa imaginação, a resposta é: Não, não sou homossexual. Apenas nutro um grande respeito por todos os homossexuais espalhados por este mundo!
Ser diferente não deve ser motivo de vergonha, muito pelo contrário, deve ser um motivo de orgulho. Uma pessoa é livre de ser feliz, e quem somos nós enquanto sociedade para apontarmos o dedo a alguém e dizer "Tens de ser assim! Não podes ser assim!" a felicidade deve ser a máxima da vida de cada um, e ninguém tem o direito de proibir a felicidade de outrem.
A todas as mentes quadradas que possivelmente estão a ler isto peço-vos: Imaginem que era ao contrário. Imaginem que o comum na sociedade era a homossexualidade. Como é que se iriam sentir? Iam gostar que vos apontassem o dedo? Iam gostar de se sentir incompreendidos, sozinhos, excluídos? Pensei bem antes de criticarem.
Não te esqueças que ao apontares um dedo para alguém, apontas três dedos para ti!
A todos os homossexuais, os que já se assumiram e aos que ainda não se assumiram, deixo-vos uma mensagem de força. Continuem a luta pela vossa felicidade e pelos vossos direitos!
Para finalizar, deixo-vos aqui um vídeo de uma rapariga homossexual que penso que ajudará a abrir algumas mentes (deixo-vos aqui o link para o seu canal: Lesbian Answers):

sábado, 13 de novembro de 2010

Paranormal Activity 2

Boas pessoal!
Ontem, devido ao aniversário de uma amiga minha, fomos todos ao cinema ver o Paranormal Activity 2. Quero desde já agradecer a todo o pessoal que esteve comigo pela noite espectacular que passámos.
Quanto ao filme em si, deixou-me surpreendido pela positiva. Dou um grande parabéns ao realizador por ter posto toda a gente à espera de um grande susto durante a primeira parte, quando na verdade não passavam de jogos mentais que ele nos queria fazer passar!


Mais uma vez, passei grande parte do tempo do filme a rir-me, apesar de ser um filme de terror. De todos os sustos, o que de facto me assustou realmente foi a explosão dos móveis da cozinha, houve mais alguns perto do final do filme que nos fazem quase ter vontade de desviar o olhar, mas nada de mais.  Adorei a jogada do final do filme ao deixar o ecrã totalmente negro durante algum tempo deixando-nos a todos à espera de um último susto.
Deixo também um grande parabéns a todos os actores deste filme pela naturalidade da representação presente no filme.
Aconselho a todos aqueles que gostem de um bom filme de terror, mas desaconselho totalmente a todas as pessoas que levam os filmes de terror a sério, é muito provável que depois o vosso subconsciente atribua a eventos aleatórios semelhantes o mesmo significado que está patente no filme.

Obs.: Quero um aspirador de piscina igual ao que eles tinham, aquilo até sai da piscina sozinho! eheh

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Carta na Mão!

Pois é pessoal, hoje foi o dia do meu exame de condução, tal como fiz no Exame de código, vou contar-vos a história toda.
Tinha de estar às 11h na minha escola de condução, assim o fiz e às 10h30 já lá estava à espera. Enquanto esperava foram chegando as outras pessoas (os 2 rapazes que iam fazer exame comigo, o Tomás e o Tiago, e o meu instrutor, Paulo).
Saímos da escola pouco depois das 11h, iam ser feitos ao todo 4 exames, o meu de mota, o do Tiago de carro e o de carro e de mota do Tomás (2 em 1 eheh), para tal tínhamos de levar a mota e o carro para o Centro da ANIECA em Linda-a-Velha, eles foram no carro e eu fui atrás deles na mota (adoro conduzir na Marginal).


Chegados a Linda-a-Velha fomos dar umas voltas por lá para ver os trajectos que poderíamos fazer, revemos algumas coisas da mecânica dos veículos e fomos para o Centro da ANIECA pouco antes das 14h, hora do ínicio dos exames. Os primeiros a ser feitos iam ser os de mota, como eu não conhecia bem a zona o Tomás foi primeiro, pois tinha lá estado a treinar no dia anterior. O exame dele correu lindamente fora aquilo que apenas eu e ele vimos e aquele primeiro 8 que lhe ia matando os futuros filhos eheh. Na altura de trocar com o Tomás estivemos um bocado todos à conversa (Nós os dois, o Paulo e a examinadora) e ainda vimos um esquilo no seu habitat natural e sem medo nenhum das pessoas. Depois deste momento de relaxe foi a minha vez de pôr mãos à obra...


Comecei por fazer os 8's, que correram horrivelmente mal, estava a andar aos solavancos, mas vá lá, só pus o pé no chão uma vez. Depois de uns cinco ou seis 8's seguimos caminho. Estava tudo a correr bem até chegarmos a uma das rotundas do Monsanto, a examindora diz-me pelo auricular (sim, no exame de mota vamos com auricular, à frente do carro onde vai o instrutor e a examinadora) para sair na 1ª saída da rotunda, aqui é que foi uma aventura... Havia uma primeira saída, para onde ia virando, mas que era uma rua com para aí 5 metros e sem saída e tinha um sinal de trânsito proibido, mas felizmente apercebi-me e só virei na seguinte (caso contrário era chumbo na certa!). Após isto chegou-se a Auto-estrada, aqui é que foi o descalabre total! Ia na faixa da direita e a examinadora manda-me passar para a faixa à minha esquerda, problema: não sou muito de acelerar (ainda pra mais numa mota que parece que se vai desmontar quando passa os 80km/h). Como tal foi-me difícil entrar na faixa, e para melhorar a situação o trânsito nessa faixa era imenso e rápido! O Paulo salvou-me a vida ao pôr o carro na faixa primeiro, só depois é que eu passei para a faixa... Acreditem que foram os 30 segundos mais longos da minha vida! O resto da viagem de regresso ao Centro correu dentro da normalidade.
Quando estacionámos, a examinadora sai com cara de quem sabe que eu fiz asneira, e começa a dizer várias coisas que tenho que melhorar. No final da reprimenda veio a resposta em tom de brincadeira: "Bem, vocês têm os 2 os 30 euros para a carta, não têm? Vão lá pagar ;) " (sim pessoal, mesmo passando no exame à primeira o estado português cobra-nos uma taxa qualquer, mais dinheiro para os bolsos deles) Eu estava tão stressado que nem me apercebi que ela me tinha passado, só me apercebi quando estava a pagar na secretaria e perguntei ao Tomás se ela nos tinha passado eheh
  
Posto isto, foi avisar o pessoal que tinha passado e esperar o regresso a casa. Felizmente passámos todos (o Tomás fez a "dobradinha" eheh) apesar de, pelo que eles me disseram, o examinador do carro ter sido horrível e ter gritado com eles, ao contrário da examinadora de mota que foi mesmo uma porreiraça!Resumindo e concluindo porque isto já está bem grande, acabou tudo em bem, agora só lá volto para fazer o exame de condução de carro, mas para essa "odisseia" ainda tenho tempo, agora é desfrutar da "Júnior"!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Normal Day

Venho-vos aqui mostrar um vídeo feito por dois alemães (Thomas & Sebastian) que revela o que para eles é um dia normal. Digo para eles porque se os nossos dias normais fossem assim, andávamos todos confiantes. "Porquê?" perguntam vocês, a minha resposta apenas pode ser uma: Vejam o vídeo! eheh

(Têm que admitir, eles são Bosses!!!)

Deixo aqui os meus parabéns ao pessoal da Patience Productions pelos vídeos, de facto seria muito bom se os nossos dias normais fossem assim!
E como bónus, deixo-vos aqui o resto da trilogia! (quem é amigo, quem é? eheh)

A Normal Day 2

A Normal Day 3

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alive Graffiti

Não sei se algum de vocês já viu alguma animação em stop-motion feita com graffiti. Eu também quando ouvi falar disto pela primeira vez fiquei do género: "WTF!?" Mas afinal até é algo relativamente simples de se perceber (não de se executar), basicamente consiste em ir pintando frame a frame da animação e tirar uma foto a cada um desses frames, depois o resto é feito num programa de edição de vídeo.
Eu tive o primeiro contacto com este estilo de animação a partir do grande BLU (não sei se terá sido ele o pioneiro mas é provável que tenha sido), e se não estou erro foi a partir do vídeo BIG BANG BIG BOOM:


Mais recentemente tive oportunidade de ver esta brilhante forma de animação
 aliada a uma das minhas paixões, o RAP! Pois é, dois writers, Askew One e Deus,
aliaram-se ao Bliss n Eso, e criaram um brilhante vídeoclip para a sua música "Addicted":

"I'm Addicted to this Universal feeling called Life!"

Deixo-vos então aqui como brinde um Behind The Scenes do videoclip para todos os que ficaram interessados, onde podem ver um pouco melhor como isto é feito:

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Orelha Negra

Os Orelha Negra são um conjunto musical formado por 5 elementos (Sam The Kid, DJ Cruzfader, Francisco Rebelo, João Gomes e Fred Ferreira) com uma vibe muito Trip-Hop e de uma sonoridade genial!
Até ao momento apenas tem apenas um albúm lançado, de nome homónimo ao do conjunto, e alguns sortudos conseguiram adquiri-lo em conjunto com o LP de edição limitada que eles lançaram (keeping vinyl alive!).
O próprio DJ Shadow (grande dj americano) elogiou estes senhores no seu twitter. Portanto peço-vos, mesmo aos mais desconfiados/cépticos que ouçam pelo menos as músicas que aqui estão. Dêem-lhes uma oportunidade, não se vão arrepender.
Deixo-vos então o single do albúm, "A Cura", com um videoclip que (pelo menos para mim) está muito interessante:

E deixo-vos também uma das minhas faixas favoritas, "M.I.R.I.A.M.", com um vídeo espectacular feito pelo senhor Hidde de Vries (têm o link para o canal dele por baixo do vídeo), um holandês grande fã deste conjunto português:

sábado, 30 de outubro de 2010

People are Awesome (Epic wins)

Quantos de vocês já se sentiram em baixo, deprimidos, tristes ou com a sensação que tudo vos corre mal? Todos nalgum momento da nossa vida já nos sentimos assim (sim, deixem de se armar em super-heróis e admitam).
Para quem já esteve, está ou estará nesses momentos, deixo-vos uma palavra de incentivo. Temos de continuar sempre a lutar! Se têm haters/inimigos, ouçam-nos, porque eles vão apontar-vos todos os vossos defeitos, mesmo que façam algo próximo do perfeito eles vão criticar, melhorem esses defeitos e continuem a esforçar-se e a trabalhar por fazer mais e melhor! Porque todos nós, se continuarmos a lutar e a trabalhar por aquilo que queremos, um dia vamos conseguir e vamos ter o nosso momento de glória! Sejam 5 segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, não interessa! Vai ser o nosso momento! Vai ser o momento em que todos os haters, críticos, inimigos, más-línguas vos vão odiar ainda mais, e a resposta que eles vão ter é um grande e sincero FUCK YOU! Tudo o resto não interessa, aquele momento é o momento!
E são alguns desses momentos de várias pessoas que venho partilhar convosco neste vídeo que encontrei:


Vocês saberão quando o vosso momento chegar, nessa altura
aproveitem-no ao máximo!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Royalistick

Muitos de vocês não devem fazer ideia de quem estou a falar (se fazem, Óptimo!).
O Royalistick é (era) um rapper português, a meu ver, com grande potencial (apesar de muitas pessoas do panorama nacional não o acharem), e com músicas muito fora do comum (pelo menos em Portugal).
Ele é (era) visto como uma espécie de "vendido" no panorama do Rap Nacional, mais ou menos, como o Pariz é visto no Graffiti (mas isso fica para outro post), muito devido ao videoclip/música que lhe deu algum destaque. O "Como Uma Estrela" foi essa música, teve uma aceitação muito boa por parte do público (essencialmente pessoas não-ouvintes de rap), o que, como devem calcular, despertou muitas invejas e fez muita confusão ao pessoal do Rap. Verdade seja dita que grande parte das pessoas só percebeu a música ao ver o videoclip (e muita gente nem assim), pensavam que era uma música com uma mensagem romântica quando na verdade tem uma mensagem de incentivo para mostrarmos o nosso "brilho" sem medo, porque todos nós somos de facto "estrelas" capazes de "brilhar" tanto ou mais que as "estrelas" que admiramos.
Deixo-vos então aqui o vídeo da música "Como Uma Estrela":


Os mais atentos devem ter reparado que referi-me várias vezes ao Royalistick enquanto rapper no passado, pois (para grande pena minha) ele decidiu finalizar a carreira dele enquanto rapper. Tem posto algumas (poucas) faixas soltas nos últimos tempos, inclusivé uma cena para a Coca-Cola (sim haters, eu sei que estão aí, podem deixar as vossas frustações nos comentários no final deste post).
Vou então deixar-vos aqui uma das primeiras músicas que ouvi dele e que, de facto, provam o que disse em cima acerca das músicas fora do comum, esta chama-se "Hip-Hop (Não Sou Eu Nem És Tu)":
(Repararam nos álbuns todos que ele referiu na letra? Desafio-vos a contá-los eheh)

O Royal tem muitos sons que gosto muito, uns deles talvez venha a pôr aqui no blog, outros apenas serão partilhados com algumas pessoas ;)

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nach - Efectos Vocales

Nach é um rapper espanhol, também conhecido com Nach Scratch, que de facto me chama a atenção.
Confesso que nunca estive muito a par do rap espanhol, mas no dia em que vi o vídeo "Efectos Vocales" procurei ouvir mais deste mesmo rapper. (A música não é nova mas achei que merecia uma referência aqui no blog)
"O que tem este vídeo de tão especial?" podem vocês (talvez) estar a pensar. O vídeo nada tem de especial mas a letra do Nach já é outra história... Simplesmente fenomenal a meu ver! Penso que antes dele nunca tinha existido ninguém a fazer algo parecido no panorama do Rap Mundial. Fazer uma música dividida em 3 versos e em cada verso apenas utilizar uma vogal, é simplesmente espectacular!
Se não acreditam (ou acreditam e estão curiosos) deixo-vos aqui o videoclip:

(Até a nacionalidade dele, isto é karma Carlos eheh)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fenómeno "Puma, Nike, Adidas"

Boas!
Quem se vai mantendo informado do panorama do Rap Nacional já se deve ter deparado com esta "música nova" do pessoal do Sistema Intravenoso:

Para aqueles que não sabem, esta brincadeira (pois não passa disso mesmo) começou com esta música (esta sim verdadeira) do senhor Lloyd Banks chamada "Beamer, Benz or Bentley":

Devido a esta música vários "remix", incluindo (pelo menos) dois portugueses, o que já vos mostrei acima e a versão do Haka - "Kentucky, Águia, Camel":


Está a criar um "buzz" engraçado, mais em relação ao instrumental (pois é daqueles que tem todo aquele aspecto de vir a ser aceite pelas "massas").
Do pessoal dentro e fora do Rap peço-vos para não criticarem e principalmente não generalizarem, porque todas estas versões são brincadeiras e não devem ser vistas como reflexo dos mc's que fizeram estas versões (a meu ver só demonstra bom humor da parte deles).
Um pormenor interessante é que as versões americanas são acerca de carros e as nossas são de ténis e tabaco, reparem na diferença... eheh!
Deixo-vos então para finalizar uma versão americana do Joell Ortiz - "Nissan, Honda, Chevy":

domingo, 24 de outubro de 2010

2010 B'Day

"Estás um aninho mais velho." Mais a acrescentar aos 16 que levo de bagagem. Podia perder muito tempo a descrever o dia de hoje mas apenas vou dizer algumas coisas.
Tive um óptimo almoço, com 0% de álcool (só gente responsável xD ), uma estadia muito boa no jardim dos "patinhos" e uns óptimos momentos a levar o pessoal a casa, tudo isto muito bem acompanhado e "regado" de enormes gargalhadas. A amizade de todos os meus amigos (incluindo quem infelizmente não pôde comparecer) é o melhor presente que todos vocês me podem dar.
Objectivos pessoais para este 17º ano de vida, penso que nada de especial. Entrar na faculdade que quero, manter, melhorar e ganhar amizades, continuar a fazer o que gosto rodeado daqueles que gosto, e mais uma ou duas coisas mas que por enquanto quero manter só para mim.
A mim e a todos os que da minha vida fazem parte, deixo esta música do Evidence:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Poema Em Linha Recta

Uma música do álbum "O Algodão Não Engana" do Pacman dos Da Weasel, mas com o seu alter-ego Pacotes.
Uma interpretação muito bom de um poema igualmente bom.


ARRE
Estou Farto de Semi-Deuses
Onde É que Há Gente no Mundo!?

Poema de Fernando Pessoa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RIP Eyedea

Infelizmente, mais um rapper morre este ano.
Este ano tem sido um ano (infelizmente) com muitas mortes de artistas do panorama Hip-Hop mundial (incluindo, pelo menos, dois nomes nacionais).
Este domingo foi o rapper Mike "Eyedea" Larsen, de 28 anos, encontrado, já falecido, pela própria mãe.
Deixo-vos então aqui dois vídeos dele:





"I can only build if I tear the walls down
Even if it breaks me I won't let it make me frown
I'm falling but no matter how hard I hit the ground
I'll Still Smile"