Alive Stencil

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Abuso de Autoridade

Hoje vou escrever sobre uma das (poucas) coisas que me deixa chateado, o abuso de autoridade e racismo da nossa polícia.



Decidi escrever hoje devido a um acontecimento que presenciei mesmo à porta de minha casa.
Estavam alguns rapazes ucranianos na rua da minha porta assim como um senhor mais velho africano, todos se conheciam aqui do bairro. Os agentes que andam aqui na zona costumam ficar no café no topo da rua, desceram a rua e pararam próximos de mim e dos rapazes ucranianos, assim como do senhor africano, deram a volta ao carro e sem qualquer aviso, agarram no senhor africano, mandam-no contra o carro, algemam-no, o senhor não oferece nenhum tipo de resistência, tenta virar a cabeça para perceber o que se passa e os polícias dão-lhe uma pancada na cabeça e pontapés, depois mandam-no para dentro do carro. Tudo isto acontece sem nenhum dos presentes perceber o motivo pelo qual os polícias levaram e bateram no senhor. A polícia não está permitida a agredir, só em caso de resistência, o que não foi o caso.
Infelizmente estas situações são comuns no nosso país, eu próprio já presenciei vários casos, incluindo agressão a um jovem (com menos de 14 anos) por ser africano. Espero que a nossa polícia, principalmente a PSP, mude de atitude.



Estes comportamentos da polícia levam a que depois não consigam entrar nos bairros mais pobres sem ajuda dos GOEs ou do Corpo de Intervenção, pois as pessoas aí não gostam muito dos polícias. E os senhores polícias sabem bem que só cometem estes actos de abuso porque têm a farda vestida, é só isso que vos separa da resposta que vocês merecem.
Com este post não pretendo dizer que todos os polícias sejam racistas, temos muito bons polícias cá, só que infelizmente estes não podem impedir os actos dos que se aproveitam da farda para descarregar as frustrações nos civis.

"Eu faço asneira, a bófia me pára. E quem pára a bófia quando a bófia dispara?" - Edson Silva (NGA)

Sem comentários:

Enviar um comentário